sábado, janeiro 07, 2012

Saga atrapalhada


Segundo meu mapa astral, estou entrando no ano 9. Ano de vazio existencial, de crise de identidade, de busca de sentidos e caminhos. Tou sentindo isso desde o ano passado, antes mesmo de ler essa conjuntura esotérica. Isso não é necessariamente ruim. Ao contrário, estou gostando da experiência porque sei que o resultado tende a ser positivo. Se eu fosse adolescente, provavelmente estaria desorientada mas... a maturidade tem grandes vantagens... Nessa minha viagem interior, o espiritismo passou a não me bastar. Numa das reuniões, o palestrante falou que ser negro é karma e eu discordo disso. O problema é a interpretação da doutrina? Mas aí vem outra questão: a doutrina é uma criação humana (ainda que revelada pela espiritualidade). Resumindo: deu um nó. Resolvi fazer meditação transcendental, esvaziar a mente, encontrar meu "eu" interior. Descobri um centro de Yoga, porém, num local de difícil acesso, diante do trânsito caótico do Recife. Entrei em contato com uma professora renomada que, ao responder meu e-mail, avisou que está viajando pra Índia na próxima quarta-feira e só retorna daqui a um mês e meio (ai, como eu queria ir também...). Finalmente, fui a um templo budista. A reunião aconteceu hoje, a partir das 14 h. Cheguei com um pequeno atraso (para os padrões brasileiros) de vinte minutos, subvertendo um princípio budista fundamental: disciplina. Porta trancada. Fiasco transcendental. E eu ali, de vestidinho leve, suada, pude ler o aviso afixado na porta: É proibido entrar com roupas sem mangas, com decotes ou curtas. E continuando: Antes da reunião, não ingerir bebidas alcoólicas, fumar ou consumir alimentos de origem animal. Detalhe: eu tinha acabado de me refestelar de galinha cabidela no almoço. Moral da estória: a cultura está tão arraigada na gente...

5 comentários:

Geisa disse...

HAHAHA! Ser negro é carma, tenha dó!! Agora, vou te ver por aqui. Beijo!!

Márcio Costa disse...

Agora entendo porque, nestes templos budistas, tem tanta gente da 3ª idade. Eles não aguentam mais infringir as normas; então, começam a aceitá-las em troca de um dia a mais.
Eu ainda tô a desobedecê-las. Que a velhice me espere um pouco mais...

luzia azevedo disse...

Rsrs espero que você não desista de suas buscas acreditando que foi o destino. Acho que determinadas filosofias e doutrinas possam ajudar a encontrar um caminho de paz, continuo acreditando em ervas (bebidas e cigarros), músicas (sons e silêncios) e amizade, mas dou a maior força para as suas procuras: teremos bons post!!!! Cheiro

luzia azevedo disse...

Rsrs espero que você não desista de suas buscas acreditando que foi o destino. Acho que determinadas filosofias e doutrinas possam ajudar a encontrar um caminho de paz, continuo acreditando em ervas (bebidas e cigarros), músicas (sons e silêncios) e amizade, mas dou a maior força para as suas procuras: teremos bons post!!!! Cheiro

luzia azevedo disse...

Rsrs espero que você não desista de suas buscas acreditando que foi o destino. Acho que determinadas filosofias e doutrinas possam ajudar a encontrar um caminho de paz, continuo acreditando em ervas (bebidas e cigarros), músicas (sons e silêncios) e amizade, mas dou a maior força para as suas procuras: teremos bons post!!!! Cheiro